quarta-feira, 24 de outubro de 2007

FOTOJORNALISMO NO WEBJORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho se propõe a analisar o uso da fotografia jornalística no Webjornal Folha Online, do jornal Folha de São Paulo, com ênfase na utilização de aspectos da hipertextualidade, interatividade e multimidialidade, que convergem na geração de formatos inéditos de apresentação e divulgação do material fotojornalístico.
Inicialmente, o trabalho busca detectar os formatos fotográficos que predominam no Folha Online, tamanho em pixels e pesos dos arquivos. Sequencialmente relata a forma como as fotografias ilustram a matérias; se há bom aproveitamento dos aspectos multimidiáticos e interativos oferecidos pela rede; se tem projeções de slides e, em caso positivo, de que forma.
Por último, analisam-se os formatos alternativos de apresentação fotográfica, como, por exemplo, a existência de galerias multimídia, imagem do dia, memória, etc., e quais os canais ou editorias que mais utilizam fotos. A conclusão do trabalho se dá em forma de apresentação dos resultados encontrados e de cerca 12 fotografias jornalísticas selecionadas dentre as melhores encontradas no site.

2. FOTOJORNALISMO NO WEBJORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

O número de jornais que disponibilizam websites na internet vem crescendo aceleradamente nos últimos anos, devido à inserção da informação no panorama midiático chamado internet. Essa crescente busca pelos veículos online tem demandado aos webdesigners e editores de páginas na internet, mudanças que facilitem a leitura e compreensão das notícias, para isso os profissionais da área devem começar a pensar o uso de alguns elementos: hipertextualidade, interatividade e multimidialidade, como sendo indispensáveis na produção dos webjornais. As redações que produzem conteúdo para sites jornalísticos estão se integrando com as novas tecnologias a fim de aproveitar melhor o espaço virtual, condensando e simplificando a informação com a linguagem mais acessível e esses três elementos facilitam a interação com o público, além da facilidade de localização dos temas no momento da busca. O uso da fotografia nesse veículo também tem importância fundamental para a compreensão do que está publicado, pois a imagem apresenta os fatos como realidade ocorrida e aumentando a veracidade ao que foi noticiado.
Segundo Ivone Matiko Ivassaki de Deus, em seu artigo publicado na internet, o primeiro jornal on-line no Brasil surgiu, em 1995, foi o Jornal do Brasil, em 1995, que tinha como modelo os jornais dos EUA, local onde este tipo de jornalismo se iniciou. Logo depois deste jornal vieram O Estado de São Paulo, a Folha de São Paulo, O Globo, O Estado de Minas, o Zero Hora, o Diário de Pernambuco e o Diário do Nordeste, sendo que esses últimos jornais citados eram uma transposição do jornal na internet.
Hoje essa transcrição do jornal impresso para o webjornal ainda é comum, no veículo analisado, por exemplo, existe um link de uso exclusivo dos assinantes Folha de São Paulo, que permite a eles terem acesso a todas as notícias publicadas no jornal impresso a hora que quiser e sem precisar de muitos esforços. A hipertextualidade nos sites facilita ao usuário interconectar um texto a outro, concedendo a liberdade de acessar e ler o que ele quiser, isso é feito através de um link, ao qual basta o usuário clicar que rapidamente terá acesso a informação desejada. Ivone Matiko Ivassaki de Deus, diz que:
“A intenção da hipertextualidade é exatamente esta, fragmentar os textos e deixar à disposição do leitor, ligações (links) para outras matérias se isso for de seu interesse. O leitor não é obrigado a ler o que ele não quer, ele o fará se achar conveniente. Ele estabelece seu próprio percurso através da interação com texto”.
Além da hipertextualidade, existe um segundo elemento que é de extrema importância para o webjornal, que é a interatividade, pois como o nome já diz trata da interação entre o duas, três ou mais pessoas para discutir temas, trocar informações, defender ponto de vista, etc. Existem três níveis de Interatividade: Nível I – relação homem-máquina, nível II – relação homem-homem e nível três que é a relação homem-máquina em um grau de interação imediata, ex:bate-papo. Aqui nos interessa a interatividade nível I, que é aplicada pelo webjornal Folha online da Folha, onde há um bom aproveitamento dos recursos multimidiáticos e interativos oferecidos pela rede, devido aos links que interconectam matérias recentes a fatos passados, dentre outros textos para diversas editorias, exibindo conteúdos para todos os tipos de interesses, independente da classe social, política, econômica e cultural de quem navega pelo site. Além do espaço aberto ao público na editoria Blogs da Folha, onde se faz presente à interação do público com o jornal, o leitor nesse espaço tem a liberdade de postar comentários e opiniões acerca de alguma matéria publicada.
O terceiro elemento citado anteriormente é a multimidialidade, que está de certa forma interligada a hipertextualidade, segundo Luciana Mielniczuk “trata-se da convergência dos formatos das mídias tradicionais (imagem, texto e som) na narração do fato jornalístico”. A multimidialidade dessa forma não é nada mais que os recursos utilizados para composição e ordenação dos textos, imagens e áudio no webjornal, desses elementos citados a fotografia ainda é o tem destaque nos veículos informativos inclusive na web. No caso da Folha online, por exemplo, a fotografia jornalística está presente na maioria das editorias, tendo destaque as editorias que mundo e Brasil onde se pôde observar o uso de três imagens fotojornalísticas na maioria dos noticiários, enquanto que nas outras vinte e cinco editorias a predominância é de uma imagem por matéria, sendo que nem todas possuem fotos. Todas as imagens são acompanhadas por legendas ou trechos de texto que contextualizam
Além das fotografias, o jornal da web usa fotos ilustrativas, infográficos, charges, que dão visibilidade também ao tema abordado, exemplo da editora de informática, e ao Blogs da Folha, onde encontramos ilustrações, animações, charges, e até mesmo fotos que também são bastante ilustradas no nosso ponto de vista algumas imagens não ilustram muito bem o tema proposto na matéria. Outro recurso multimidialidade é o uso de áudio pelo veículo, no webjornal percebeu-se o uso de vídeo ainda não é muito explorado, encontramos no link Aprendiz, postou uma reportagem sobre a inclusão do jornalismo cidadão na web, acompanhado por um vídeo/áudio com depoimento de repórteres aprendizes. Esse espaço promove uma interação e integração do cidadão comum com o jornal. Essas pessoas expressam suas idéias acerca do jornalismo, do assunto em pauta, dentre outros temas. Embora haja essa interatividade no webjornal não há fotos de cidadão comum, nos arquivos analisados.
No que se refere ao formato predominante do Folha Online, percebeu-se que na maioria das fotos analisadas as imagens variam entre 468 x 165, 400 x 290, 380 x 380, 230 x 300, 230 x 175 e 280 x 186 pixels. Os pesos dos arquivos também variam de uma foto para outra: 47.014, 15.188 e 14.850 bytes, o que pode ser considerável razoável, em comparação ao projeto gráfico de outros webjornais. As imagens, em sua grande maioria, são concebidas com formato e peso pequenos, para que caiba no espaço webgráfico oferecido pelo site. Algumas fotos utilizadas já fazem parte dos arquivos de fotos do jornal, outras são de Institutos de pesquisas, agências e outras de profissionais da própria folha.
Todas as editorias possuem uma galeria com fotos relacionadas ao tema. Ao clicar nos links de acesso para as editorias, o navegante de imediato se depara com quatro fotos: a principal e a do colunista à esquerda e à direita as fotos da galeria e dos especiais, uma espécie de modelo padrão do webjornal. Além das galerias em cada editoria, o site dispõe de um link para galeria onde encontramos a imagem do dia e a do álbum. Ao clicar nas imagens do álbum surge um outro link que dá acesso às demais fotografias. Além das galerias existentes em cada editoria, o site dispõe de um link para galeria onde encontramos a imagem do dia e a do álbum. Ao clicar sobre as imagens do álbum surge um outro link dando acesso a outras fotografias. Em termos de memória, a Folha Online mantém no link Arquivos Folha outros links que dão acesso a fatos históricos. Porém, durante a análise, o mesmo encontrava-se fora do ar.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante da análise do veículo Folha online percebemos que o webjornalismo tem como diferencial a utilização dos recursos hipertextuais, multimidiáticos e elementos interativos, facilitando o acesso de um público generalizado. A folha online apesar de possuir recursos da hipertextualidade, ainda não dispõe de muitos recursos da multimidialidade, que faça a interação de imagens, textos e sons de forma diferenciada e atraente, como o uso data show, além disso, há pouca utilização de vídeo e áudio. O uso da imagem normalmente seguem tamanhos aproximados entre uma fotografia, a qualidade da imagem para impressão é baixa, devido ao peso do arquivo, todas as fotografias tem o formato JPEG, que é pelo visto o padrão para web.
Por fim, queremos deixar claro que todas as informações presentes na análise foram coletadas do objeto de estudo, a Folha Online, o webjornal da Folha de São Paulo que está disponível no site http://www.folha.uol.com.br/. O acesso a transcrição do jornal na íntegra só é permitido para assinantes, sendo de acesso gratuito aos usuários apenas a capa do jornal e algumas chamadas referentes às matérias destaque, como forma de chamar induzir o visitante da página a comprar ou assinar o jornal online. Diante disso foi analisado o Folha online, que é uma versão pública e não possui um público alvo definido, devido a o fato de noticiar assuntos de diversas Os recursos hipertextuais, multimidiáticos e os elementos interativos, ainda precisam ser aprimorados no Webjornal, para que a imagem fotojornalística e a produção dos textos estejam interligados de forma mais interativa e atraente para os internautas, facilitando assim o acesso de um público generalizado independente das classes sociais.


Autor: Plínio Lepri / Efe
Tamanho: 42.170 bytes
Dimensões: 380 x 380 pixels
Formato: JPEG
Data de publicação: 09/06/2007
Editoria: Mundo
Título da matéria: Bush se reúne com papa no Vaticano; Ativistas organizam protesto





Autor: Sérgio Lima / Folha
Tamanho: não informado
Dimensões: 468 x 165 pixels
Formato: não informado
Data de publicação: 09/06/2007
Editoria: Blogs da Folha
Título da matéria: Lula considera 'democrático' fechamento da RCTV


Autor: Efe
Tamanho: 13525bytes
Dimensões: 230 x 230 pixels
Formato: JPEG
Data de publicação: 09/06/2007
Editoria: Mundo
Título da matéria: Exército volta a atacar radicais; três soldados morrem no Líbano
Ps: Foto foi tirada dia 21/05/2007


Autor: Rivaldo Gomes/Folha Imagem
Tamanho: 14344 bytes
Dimensões: 400 x 290 pixels
Formato: JPEG
Data de publicação: 09/06/2007
Editoria: Capa do Jornal
Título da matéria: Irmãos usava nome de Lula para obter dinheiro, diz PF
Ps: Foto de capa (Sábado, 9 de junho de 2007)



Autor: xeque-mate Folha imagem
Tamanho: 20.218 bytes
Dimensões: 230 x 300 pixels
Formato: JPEG
Data de publicação: 09/06/2007
Editoria: Brasil
Título da matéria: Lula evita falar de operação da PF que envolve Vavá










Autor: Mastrangelo Reino/ Folha Imagem
Tamanho: 21212 bytes
Dimensões: 280 x 186 pixels
Formato: JPEG
Data de publicação: 29/05/2007
Editoria: Ciência / Galeria
Título da matéria: sem matéria



Autor: Sergei Ilnitsky/Efe
Tamanho: 13.747bytes
Dimensões: 175 x 230 pixels
Formato: JPEG
Data de publicação: 07/06/2007
Editoria: Ciência
Título da matéria: Professores descobrem equações do equilíbrio da bicicleta





Autor: Folha Imagem
Tamanho: 14.850bytes
Dimensões: 230 x 175 pixels
Formato: JPEG
Data de publicação: 09/06/2007
Editoria: Dinheiro
Título da matéria: Importação ajuda indústria, diz Ministério do Desenvolvimento





Autor: Javier Cebollada/ Efe
Tamanho: 15.209 bytes
Dimensões: 230 x 230 pixels
Formato: JPEG
Data de publicação: 09/06/2007
Editoria: Esporte
Título da matéria: Empates deixam Real Madrid próximo de encerrar tabu sem títulos






Autor: Eduardo Verdugo/AP
Tamanho: 42.774 bytes
Dimensões: 258 x 380 pixels
Formato: JPEG
Data de publicação: 09/06/2007
Editoria: Esporte / Galeria
Título da matéria: Ator vestido em trajes típicos acende a tocha dos Jogos Pan-Americanos-2007, nas Pirâmides de Teotihuacán, no México - Rio 2007









Autor: Ap/ Nasa
Tamanho: 47.014 bytes
Dimensões: 420 x 280 pixels
Formato: JPEG
Data de publicação: 04/06/2007
Editoria: Imagens do dia
Título da matéria: Galeria











Autor: Divulgação
Tamanho: 15.188 bytes
Dimensões: 230 x 175 pixels
Formato: JPEG
Data de publicação: 08/06/2007
Editoria: Informática
Título da matéria: Lara Croft comemora dez anos em um remake de "Tomb Raider"





REFERÊNCIA


SITE do Folha Online. Disponível em <http://www.folha.uol.com.br/>. Acesso em 07/062007, 09/06/2007 e 13/062007
DEUS, Ivone Matiko Ivassaki de. As características de um jornal on-line. Disponível na internet em: http://209.85.165.104/search?q=cache:FetpzWTPeVsJ:reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/17405/1/R0644-1.pdf+uso+de+imagens+dos+webjornais&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br. Acesso: 09/06/2007 às 17h
MIELNICZUK, Luciana. Características e implicações do jornalismo na Web. Disponível na internet em: http://72.14.209.104/search?q=cache:DMMedWsIWzEJ:www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001_mielniczuk_caracteristicasimplicacoes.pdf+hipertextualidade+na+web&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=6&gl=br . Acesso em: 11/06/2007 às14h.
FERREIRA, Jorge Carlos Felz – FESJF. Produção e distribuição das fotografias jornalísticas na web. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005. Disponível em: http://209.85.165.104/search?q=cache:FetpzWTPeVsJ:reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/17405/1/R0644-1.pdf+uso+de+imagens+dos+webjornais&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br. Acesso: 09/06/2007 às 17h

Nenhum comentário: