domingo, 9 de dezembro de 2007

Rotina Produtiva do Programa A TARDE Pub

1. Introdução

O radiojornalismo é de fundamental importância para a sociedade, tendo em vista que é um veículo de comunicação que alcança a maioria das classes sociais transmitindo informações atualizadas, música e entretenimento. No Brasil o sistema de rádio sofreu grande influência americana, por ter sido trazido para o país devido à necessidade das grandes indústrias eletro-eletrônicas de buscarem novos mercados para garantir e ampliar seus níveis de lucro, mas não cabe falar sobre a história da rádio nos Estados Unidos neste artigo.
Devido à evolução e longo alcance das rádios na sociedade deve-se haver a preocupação, por parte dos jornalistas ou profissionais, quanto à produção das informações jornalísticas no veículo. O profissional responsável deve, então, apurar bem os fatos e transmitir informações imparciais, claras e objetivas como previsto no art. 7º do Código de Ética do Jornalista: “O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos conhecimentos”. Tal preocupação nos levou ao interesse pelo estudo de um programa de rádio, afim de saber como é feito o processo de seleção das noticias e como são tratadas as fontes.
O presente artigo pretende então abordar a análise da rotina produtiva do A Tarde Pub, tendo como objeto de estudo a produção do programa da rádio A TARDE, emitido semanalmente de segunda-feira à sexta-feira. Para a análise foram selecionados os áudios do mês de setembro de 2007, veiculados nos dias 17, 18 e19.
O trabalho aborda a importância do processo de produção da informação para toda e qualquer atividade jornalística. Sob a perspectiva do programa A Tarde Pub, acompanhamos a rotina produtiva na própria rádio. Posteriormente, apresenta-se a metodologia utilizada para a análise do objeto de estudo bem como o referencial teórico utilizado. Em ato contínuo, é apresentado um breve historio do A Tarde Pub.

2. Notícia e Técnica de Redação em Rádio

É de senso comum definir a notícia como um relato de fatos atuais que interessam à sociedade. Para FERRARETTO (2001, p.193) “o que torna um fato objeto de interesse jornalístico no rádio não difere, em sua essência, do verificado-nos demais meios de comunicação”. Segundo Rabaça Barbosa, no próprio livro de Ferraretto (2001, p.194), a notícia é um “relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade, e capaz de ser compreendido pelo público”. No entanto, em rádio a notícia não depende apenas das palavras, mas também da entonação que é dada à voz durante a narração da notícia. De acordo com Luiz FERRARETTO (2001, p.193) o texto produzido para rádio apresenta características próprias, ele deve ser mais claro e conciso do que os outros meios de comunicação, pois o ouvinte, não tem como recorrer a uma leitura posterior da notícia, como em outros veículos.
O tratamento dado aos fatos deve ser adaptado a uma linguagem específica e a um público determinado. Isso varia de acordo com o meio de comunicação em que a notícia será veiculada, tendo em vista que o processo de transformação do fato ou acontecimento em notícia atende a dois parâmetros, que serão citados no parágrafo seguinte. Para o autor Jorge Pedro Souza (2002) as notícias têm sempre a marca da ação pessoal de quem as produz, embora temperada por outras forças conformadoras, ou seja, as notícias são frutos da interação entre a ação pessoal e as demais ações (social, organizacional, ideológica, do meio físico-tecnológico e histórico).
Depois dessa transformação a mensagem passa por um processo de seleção onde é escolhida qual notícia vai ou não ser publicada, obedecendo segundo FERRARETTO, dois parâmetros: os critérios de validação do grupo dominante e os de teor informativo. Os critérios de validação da notícia geralmente estão expressos nas normas de editoriais da empresa, além de seguir alguns padrões noticiosos, como: atualidade (a notícia deve ser recente no momento de publicá-la); proximidade com o público; envolvimento de pessoas importantes para a sociedade; deve ser de interesse público; e inusitado, sendo que esse último não é obrigatório em todos os casos.
Esse processo de seleção da notícia é antigo e pode ser constatado numa das primeiras teorias do jornalismo: a teoria do gatekeeper. O termo foi introduzido pelo psicólogo social Kurt Lewin num artigo publicado em 1947, sobre as decisões domésticas na aquisição de alimentos para casa e refere-se à pessoa que toma uma decisão numa seqüência de decisões. No entanto, o conceito foi aplicado pela primeira vez ao jornalismo por David Manning White.
Segundo Nelson Traquina (2005, p. 150) “nesta teoria, o processo de produção da informação é concebido como uma série de escolhas onde o fluxo de notícias tem de passar por diversos gates, isto é, “portões” que não são mais do que áreas de decisão em relação às quais o jornalista, isto é o gatekeeper, tem de decidir se vai escolher essa notícia ou não”. Significa que as notícias passam por uma seleção antes de serem publicadas, fazendo parte de um conjunto de interesses individuais. Gieber (1964) fala que “as notícias só podem ser compreendidas se houver uma compreensão das “forças sociais” que influenciam a sua produção.” (TRAQUINA, 2005. P. 152), o que justifica o interesse individual na produção das notícias.
Para entender o processo de seleção das notícias e a necessidade da apuração dos fatos, temos que entender antes, que, as informações chegam no rádio de diversas maneiras e, por isso, é necessário que se tenha uma equipe de jornalistas voltada para apuração e organização dessas informações. Esses profissionais podem ser de origem interna (equipe de reportagem, enviados especiais, correspondentes) ou externa (Informantes, ouvintes, agências de notícias, outros veículos de informação, Assessoria de Imprensa e Internet).
Segundo Luiz Ferraretto, o processo de produção da notícia no rádio ocorre como numa redação qualquer, eles fazem a definição de pauta, onde escolhem os assuntos que serão objetos de cobertura jornalística pela emissora, os chefes de reportagem coordenam o trabalho dos repórteres e, quando houver, dos correspondentes e enviados especiais. Com as informações apuradas eles partem para redação textos jornalísticos e por fim, os editores selecionam e ordenam o material informativo a ser transmitidos nos noticiários. Por fim as emissoras de rádio dão forma ao texto, adequando-os às características do veículo, podendo o texto ser de caráter: informativo, interpretativo ou opinativo.

3. Metodologia

Visando uma breve abordagem acerca da rotina produtiva do A Tarde Pub, o presente artigo propõe uma breve reflexão, partindo da análise do programa A Tarde Pub, da Rádio A Tarde – FM 103,9 MHZ – Salvadora – Ba, que vai ao ar de segunda a sexta das 18h às 19h. Para a análise, foram selecionados os áudios do programa durante os dias 17, 18 e 19 do mês de setembro/2007, num total de três edições.
A escolha pelo A TARDE Pub se deu pelo fato do mesmo ser um programa que leva ao ouvinte música, notícia e os principais acontecimentos do dia, no período de uma hora. Salienta-se, entretanto, que tal afirmação não significa que os demais programas de outras emissoras de rádio não produzam esse mix entre notícia e música.
Na definição do trabalho, estabeleceu-se que o período analisado deveria ser apenas de três dias alusivo ao primeiro bimestre do ano de 2007. Desta forma, a escolha pelos dias 17, 18 e 19 ocorreu de forma aleatória para termos uma idéia do que era o programa, antes de acompanharmos no segundo bimestre: a própria rotina produtiva do A Tarde Pub, agendado para o dia 18 de outubro com a responsável pelo programa Paula Pita.
Tendo em vista que a abordagem do trabalho é analisar a rotina produtiva do A Tarde Pub, inicialmente houve uma leitura sobre a história da rádio, a teoria do “gatekeeper” , a técnica de redação para a rádio e outros textos relacionados ao tema, além de ouvir três dias do programa, visando obter conhecimento teórico, antes de ir conhecer e acompanhar a rotina e a gravação do programa. O próximo passo foi à concentração das informações neste documento.

Diante disso, a última etapa do trabalho abrange a análise e interpretação do programa, com base no referencial teórico abalizado e na visita que ainda será feita à rádio, visando uma abordagem crítica de como se dá a produção da notícia nesse veículo de comunicação.
Como referencial teórico realizou-se, leituras acerca da história da rádio, a teoria do “gatekeeper”, a técnica de redação para a rádio e outros textos relacionados ao tema, visando embasamento teórico e consulta ao portal do A TARDE FM, a fim de conhecer seu histórico, diante da rádio, para posterior aplicação sobre as informações apuradas durante a visita. Sobre a temática do trabalho, destacaram-se entre as leituras já realizadas, as seguintes obras:
O livro Teorias do Jornalismo, de Nelson Traquina, onde o autor aborda a teoria da ação pessoal ou a teoria do “gatekeeper” que trata o processo de produção da informação através de uma série e escolhas, onde a notícia passa por diversos “gates”, que dependem da decisão do jornalista a cera de qual notícia vai ou não ser publicada; O livro Rádio: o Veículo, a História e a Técnica, de Luiz Arthur Ferraretto, que aborda a produção da informação dentro de uma rádio, a técnica, a estrutura da notícia, as fontes, o texto e os fundamentos teóricos que norteiam o mesmo e a natureza da produção; A monografia Análise da Rotina Produtiva da BandNews FM Salvador, de Renata Veiga, que analisa a rotina produtiva de um programa de rádio de Salvador e por fim o Código de ética do jornalismo no Brasil, onde extraímos apenas o artigo 7º para o embasamento da necessidade de apuração de fonte de informação.

4. A Tarde Pub

A rádio A TARDE FM foi criada em 1981 e está atualmente entre as três emissoras mais ouvidas nas classes A/B (Ibope EasyMedia) na Região Metropolitana de Salvador, segundo informações do site. A programação musical e as informações jornalísticas são produzidas pela equipe de mais de 170 jornalistas do jornal A TARDE, do portal A TARDE on line, da Agência A TARDE e da equipe de repórteres e colunistas da rádio. As informações disponibilizadas na rádio podem ser vistas na íntegra nos outros canais do A TARDE (jornal impresso e no site).
Segundo informações do site o programa a rádio conta com os seguintes programas: A Tarde notícias, Sintonia Fina, Bahia Náutica, Caderno 2, Coisas da Bahia, Hora Certa, Minuto A TARDE, Domingo Ao Vivo, Conversa Brasileira, A TARDE FM Especial, Top 20, Non Stop, Madrugada Livre, Na Pista, Lounge A TARDE FM, Jam Session, A Tarde Interativa, A Tarde MPB, A Tarde Sucessos e A TARDE Mundo, No Trânsito e A TARDE PUB, o último programa citado deu origem ao presente artigo.
O "A Tarde Pub "é produzido pelas jornalistas Paula Pitta e Driele Veiga e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18 às 19h, mas devido ao horário de verão é transmitido das 17h as 18h aqui em Salvador, apresentando músicas de diversos gêneros, notícias e os principais acontecimentos do dia. As notícias veiculadas no A Tarde Pub são produzidas por alguns dos profissionais da equipe A TARDE, são eles: “Ranulfo Bocayuva (Jornalista e Diretor Executivo do Grupo A TARDE. Participa toda quinta-feira do A TARDE Pub, comentando os principais acontecimentos internacionais). Edivaldo M. Boaventura (Professor da Universidade Federal da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia. Na Rádio A TARDE FM, participa toda terça-feira do quadro Dicas de Vinho, no A TARDE Pub). Ricardo Mendes (Profissional com 20 anos de atividade nas principais empresas de comunicação do Brasil. Recebeu prêmios regionais, nacionais e internacionais de jornalismo. Na A TARDE FM, é colaborador do A TARDE Pub, comentando sobre economia e finanças pessoais). Biaggio Talento (Jornalista do grupo A TARDE. Colabora com A TARDE FM participando do A TARDE Notícias e do A TARDE Pub comentado os principais fatos políticos de Salvador e da Bahia). Edmilson Ferreira (Editor do A TARDE Esporte Clube. Colabora com A TARDE FM participando do A TARDE Notícias e do A TARDE Pub com comentários sobre os acontecimentos esportivos)”. (site A TARDE FM)
O A Tarde Pub está no ar há um ano e meio e sua programação segue com três comentários diários, feitos por jornalistas do Grupo A TARDE sobre fatos do dia: dois são de colaboradores internos e o terceiro de um dos colaboradores externos Alexandre Garcia e Nelson Mota. Eles escolhem o tema, produzem todo o material de áudio e enviam para a rádio. Além dos comentários, são veiculadas cinco manchetes (com duração de mais ou menos 30 segundos).
As manchetes são escolhidas minutos antes de o programa ir ao ar, devido às atualizações constantes das notícias. A teoria do gatekeeper mencionada anteriormente é aplicada na prática quando Driele Veiga ou Paula Pitta acessam os principais sites noticiosos na internet, verificam quais as notícias que estão em maior circulação nos outros veículos de informação e a partir daí selecionam duas manchetes de notícias locais, duas nacionais e uma internacional. Algumas manchetes instigam os ouvintes, mas devido ao curto tempo do programa, não há acompanhamento ou aprofundamento no que foi noticiado.
O A Tarde Pub é gravado em estúdio minutos antes de ir ao ar, caso haja algum acontecimento inesperado, o repórter ou comentarista vai à rua e o comentário é feito ao vivo diretamente do local. A equipe entra em contato com o comentarista por telefone, para confirmar sobre qual assunto ele vai falar no programa e para lembrá-lo que é o dia de sua gravação. Quando ocorre algum imprevisto e o comentarista do dia não pode gravar, Driele ou Paula utilizam algum material que já estava pronto para outro programa, desde que tenha a ver com o perfil do Pub.
Quanto ao processo de seleção do que será comentado, observou-se durante o acompanhamento da rotina produtiva do programa, que os comentaristas não seguem uma linha editorial, tendo eles o livre arbítrio de escolher sobre qual fato quer comentar. Comprovando na prática a teoria do gatekeeper, abordada por Nelson Traquina e outros autores, que privilegia a ação pessoal do jornalista durante a escolha de qual notícia vai ou não ser publicada. O A Tarde Pub é apresentado por Leleco Júnior, que está no comando desde o surgimento do programa.
A rotina produtiva do A Tarde Pub se resume na escolha e gravação das manchetes, minutos antes do programa ir ao ar. Depois da gravação dos comentaristas, Paula Pita ou Driele Veiga produzem a cabeça (texto de apresentação do assunto que será tratado) do comentário e passam para Leleco Júnior. Leleco por sua vez, apresenta o programa e seleciona as músicas através de um software (programa para computador) de reprodução musical interno.
Paralelo a produção do A Tarde Pub Paula Pita e Driele Veiga, fazem matérias para o A Tarde notícias, que também vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7:00 as 7:15 da manhã e das 12:00 as 12:15 da manhã. A equipe de jornalismo do A Tarde FM, Paula Pitta, Driele Veiga, Patrícia Narriman e Rafael Cruz, produz as matérias e faz as gravações de áudio. Sendo que Paula Pita e Driele Veiga produzem o A Tarde Notícias que vai ao ar pela manhã e Patrícia Narriman e Rafael Cruz produzem o de meio dia.
Todos os dias eles acessam o banco de pautas, que fica num programa interno chamado GN3, para saber quais são os jornalistas que estão produzindo as notícias. Daí elas selecionam qual notícia será destaque no A Tarde Notícias, se a matéria escolhida já estiver em produção o próprio jornalista faz a gravação, caso não esteja em produção, elas vão cobrir o assunto. Segundo Driele Veiga, os contatos para as matérias são feitos em sua maioria por telefone, dificilmente a equipe vai para as ruas, com exceção dos casos inusitados, como a rebelião no presídio de Salvador, que ocorreu dia 31 de julho de 2007 no bairro da Mata Escura, a rádio enviou uma repórter para cobrir o acontecimento ao vivo do local.


5. Considerações Finais

Após a análise da rotina produtiva do A Tarde Pub, percebemos que os critérios de seleção e validação da informação atende na prática ao que Nelson Traquina e Pedro Souza definiu como teoria do gatekeeper, onde o jornalista tem o poder de decidir qual a informação será transmitida, através de uma escolha pessoal.
Observamos que o A Tarde Pub é um programa opinativo devido a ter sua essência, que é a informação, produzida e apresentada por comentaristas, que não seguem uma linha editorial, tendo o privilégio de escolher sobre o que vai comentar. O critério de validação da notícia utilizado por eles nessa escolha dos comentários e das manchetes é o da atualidade, ou seja, o assunto que os formadores de opinião e as produtoras do programa selecionam para comentar deve estar em discussão em outros veículos de informação.
Atentamos ainda, para a necessidade que o jornalista tem em veicular notas rápidas e atuais sobre variados assuntos. Tal necessidade se deve ao fato do veículo em questão ser o rádio, que nos traz o caráter prático de informação, onde o ouvinte pode dividir a atenção entre ouvir a programação e realizar outras atividades cotidianas. O A Tarde Pub veicula conteúdo informativo aliado à música num mesmo espaço e no período de uma hora. As informações devem conter o máximo de clareza possível.
Em conclusão final podemos dizer que as teorias mencionadas no decorrer do artigo sob a perspectiva de diversos autores se aplicam claramente à rotina produtiva do programa A Tarde Pub. Quanto ao conteúdo jornalístico percebemos que não há uma apuração minuciosa do fato devido ao caráter opinativo do programa.



6. Referências

CÓDIGO DE ÉTICA. O Código de Ética do jornalismo no Brasil. Disponível em: <http://www.jornalistas.org.br/download/legis_codigo_etica.doc>. Acesso em: 17/09/2007 às 18h
FERRARETTO, Luiz. Rádio: o Veículo, a História e a Técnica. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001.

SOUZA, Jorge Pedro. Teorias da Notícia e do Jornalismo. Chapecó: Argos, 2002, pg. 45-99.

VEIGA, Renata Leal. Análise da Rotina Produtiva da bandnews FM Salvador. Trabalho de Conclusão de Curso. Salvador-Ba: Editora FACULDADE SOCIAL DA BAHIA, 2006.
SITE da Rádio A Tarde FM. Disponível em Acesso em: 16 de setembro de 2007 às 18h.

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